História da Cantina
Não restou um só tijolo. Nenhuma parede da casa antiga para contar história." É desta forma que Walter Mancini define a mudança que fez em sua cantina Famiglia Mancini, que ficou quase seis meses fechada para reforma e acaba de reabrir suas portas ao público.
A casa é a mais antiga de seus estabelecimentos na Rua Avanhandava, no Centro. Foi aberta em 1980 e precisava ser repaginada. Além das garrafas penduradas no teto, que já são parte da decoração há 30 anos, ele incrementou o salão com objetos de antiquários, outros comprados em feiras, quadros e duas fontes, adorno que o fascina desde criança.
No novo ambiente há até uma imagem de Santa Rita de Cássia, da qual o empresário é devoto. "Acredito em santos, anjos e penso que eles estão sempre circulando", diz ele. "Quis montar um espaço agradável, porque, afinal, não vendo somente comida, mas momentos agradáveis e espero que todos vivam horas felizes. Aliás, vou demonstrar isso com um texto meu escrito em cartões que poderão ser lidos pelos clientes."
História de sucesso
Com exceção de um forno de anos atrás, tudo na cozinha do Famiglia Mancini foi mudado. O cardápio, no entanto, não sofreu grandes alterações. "Lasanha e filé à parmegiana continuam e, acredito, devem seguir como carro-chefe", afirma Walter. "Mas acrescentei na lista um risoto de bacalhau e mais alguns", completa.
Em meio às mesas com suas toalhas quadriculadas, presente em boa parte das cantinas, Walter criou uma sala de antepastos. Trata-se de um salão repleto de queijos e presunto, além de potes enormes com alcachofra e azeitonas. "É fascinante observar o cliente em frente a uma mesa destas. Melhor que vê-lo perdido, pedindo frios e outros petiscos pelo cardápio sem saber o que vai chegar a ele", afirma.
De acordo com as lembranças do proprietário, cerca de 10 milhões de pessoas já passaram por sua cantina desde que ela nasceu. E ele reconhece: "A minha não é a melhor da cidade e acho essas classificações uma bobagem", diz. "Faço o que gosto e penso em quem vem me visitar. Não estou nem aí para rótulos que querem me dar ", finaliza.
Número um ou não, fato é que a Famiglia Mancini foi só o início de uma história de sucesso. Hoje, Walter é dono de quase toda Rua Avanhandava: do Walter Mancini Ristorante, da Pizzaria Famiglia Mancini, do Camarim 37 (ex- Geremias, o Bom), do bar Central 22 e da loja Calligraphia. o Madrepérola, bar especializado em frutos do mar.
0 comentários:
Postar um comentário